Nota de repúdio

26/03/2014 12:29

Ontem, dia 25/03/2014,  a Universidade Federal de Santa Catarina foi gravemente agredida pela Polícia Militar e pela Polícia Federal. Policiais a paisana, sem se identificarem e sem autorização para operação de prisão dentro do Campus, revistaram alunos e ameaçaram prender estudantes e professores do CFH. Arrastaram a força estudantes para o Bosque da Universidade, sob acusação de porte de maconha, colocando um dos estudantes num veículo particular. A ação, ilegal, de invasão do espaço da UFSC pela polícia, foi impedida por inúmeros professores, servidores e estudantes da UFSC. Em poucos minutos uniu-se à Polícia Federal o Batalhão de Choque da Polícia Militar. Ocorreram agressões verbais e físicas contra os professores do CFH e os estudantes. Uma solução pacífica para a situação foi negociada pela direção do CFH, pelo Gabinete da Reitoria, pela Procuradoria Federal, pelos estudantes, mas o Delegado da Polícia Federal resolveu colocar em risco as vidas de todos da comunidade universitária que ali se encontravam. A Polícia Militar e a Polícia Federal lançaram bombas de efeito moral, spray de pimenta, balas de borracha, além de agredirem fisicamente estudantes, professores e servidores ali presentes. Até mesmo as crianças da escola infantil que fica no local não foram poupadas da violência da Polícia. Foi a ação covarde da Polícia que casou o pânico e a revolta no interior do Campus, ao contrário do que muitos jornais tem veiculado. Vários estudantes foram atendidos com ferimentos no Hospital Universitário. Os cinco detidos pela polícia foram liberados ontem, tendo a Polícia apreendido apenas uma quantidade insignificante de maconha, não justificando a presença de tanto aparato policial. Mas a violência ainda é sentida por todos nós. Às 16 horas de hoje, 26 de março, ocorrerá uma audiência pública no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, com a presença das reitoras e de toda a comunidade universitária. Ocorre também, neste momento, 12hs, em frente à Reitoria, uma assembléia que busca encaminhamentos. A Coordenação do Curso de Graduação em Antropologia reforça a importância de buscarmos apoio junto ao Ministério da Educação e à Secretaria de Direitos Humanos da União para defendermos a autonomia da Universidade quanto à ação equivocada e truculenta da Polícia Federal e da Polícial Civil, assim como repudia qualquer ato de violência e abuso de poder da Polícia, dentro e fora do Campus Universitário.