Estudantes do curso de Antropologia publicam trabalho em periódico da Associação Brasileira de Antropologia

24/02/2022 10:38

A mais recente edição da Revista Novos Debates: Fórum de Antropologia, da Associação Brasileira de Antropologia, conta com a publicação de um trabalho desenvolvido pelas estudantes Marcus Vinícius Martins, Flávia Luiza da Silva, Pollianna Aléssio, e Ana Luiza Silva, do curso de Antropologia da UFSC. Intitulado “Do facão ao bisturi”: entrevista com a antropóloga Vera Rodrigues”, a publicação foi fruto do trabalho produzido ainda em 2020 como resultado final da disciplina Introdução à Antropologia (2020.1), ministrada pela professora Flavia Medeiros.

 

O trabalho que inicialmente tratava-se de um podcast com resultados das discussões e reflexões desenvolvidas no âmbito da disciplina, foi aprimorado para o formato de entrevista escrita e aceito para publicação no número especial da Revista Novos Debates, sobre a produção de antropólogas/os negras/os (v. 7, n. 2 – 2021).

 

Segundo as estudantes, a ideia inicial da entrevista era compreender as dimensões da relação entre raça, história e cultura a partir do olhar da antropóloga negra Vera Rodrigues, cuja trajetória de formação acadêmica e política é referência no fazer e pensar antropológico em contexto contemporâneo. Vera Rodrigues é professora do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia UFC-UNILAB, e pesquisadora no campo da Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, políticas públicas, educação, relações étnico-raciais e feminismo negro.

 

Sobre a Revista:

Novos Debates: Fórum de Antropologia é uma publicação semestral da Associação Brasileira de Antropologia voltada a pesquisadores/as de todos os níveis de formação, desde a graduação até pesquisadores/as sênior. Ela é um periódico de divulgação dinâmica de pesquisas em andamento e recentemente concluídas no Brasil, mas também com abertura importante a trabalhos desenvolvidos em outros países. Ao mesmo tempo, Novos Debates apresenta-se como um espaço crítico de discussão de questões teóricas, metodológicas e políticas contemporâneas caras à disciplina e aos grupos com os quais trabalhamos. Finalmente, Novos Debates toma para si o desafio de repensar a prática editorial acadêmica, buscando novos formatos no contexto das publicações eletrônicas (fonte: site da revista).

 

O número completo pode ser conferido aqui.

 

*Nota de autoria de Marcus Vinícius Martins