Site Ebó Epistêmico: produção dos/das estudantes da turma de 2020.2 de Estudos Afro-brasileiros da UFSC

28/05/2021 14:03

O curso de Estudos Afro-brasileiros ministrado pelas professoras Flavia Medeiros e Alexandra Alencar no semestre de 2020.2 como disciplina obrigatória para estudantes de licenciatura da graduação de Ciências Sociais, e que também envolveu estudantes de outros cursos como Antropologia, História, Psicologia, Biologia, Engenharia, entre outros, lançou na última segunda-feira dia 24 de maio o site Ebó Epistêmico: produção dos/das estudantes da turma de 2020.2 de Estudos Afro-brasileiros da UFSC. Ebó é uma palavra de origem Iorubá que consiste em um ritual de base africana, criado para reequilibrar os aspectos da vida de um indivíduo. Com base nos aprendizados e saberes compartilhados, lançamos neste momento nosso ebó epistêmico ao mundo, por meio deste espaço virtual, apresentando algumas das produções realizadas por estudantes dessa disciplina, como a criação de verbetes de protagonistas negros e negras representativos da história do Brasil, bem como de sua contemporaneidade. Além disso temos materiais didáticos, em diversos formatos, que foram pensados com base nos temas abordados ao longo do segundo semestre acadêmico de 2020 e submetidos como trabalho final do curso. Todo esse percurso, bem como o resultado final no formato de site não seria possível sem o trabalho afetuoso das monitoras Josiane Soares da Silva e Paula Campos de Andrade, o qual agradecemos imensamente. Esperamos que as vivências junto à disciplina, bem como na realização dos trabalhos de alguma forma afete estudantes, futuros graduados/as em Ciências Sociais, mas também demais integrantes de nossa comunidade acadêmica incluindo professores, técnicos e estudantes de pós-graduação, contribuindo para um outro fazer pedagógico e profissional que tenha a diversidade como princípio formativo, assim como seja uma plataforma de difusão e compartilhamento para a sociedade do que estamos produzindo na universidade pública sobre os pilares do ensino, pesquisa e extensão. Sejam todes bem vindes!