Sobre o Curso

O Curso de Graduação – Bacharelado em Antropologia foi criado em 2009 no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina e teve suas atividades iniciadas em 2010. Os primeiros Trabalhos de Conclusão de Curso foram defendidos em 2014 e podem ser consultados na aba TCCs aprovados.

Contando com um corpo docente altamente capacitado em diversas áreas da Antropologia e com a infra-estrutura de Núcleos de Pesquisa com tradição em atividades de pesquisa e extensão, a Graduação em Antropologia da UFSC se beneficia do diálogo com a Pós-Graduação já consolidada na UFSC desde 1979 (Mestrado) e 1999 (Doutorado).

A criação do Bacharelado em Antropologia na UFSC seguiu uma tendência nacional de ampliar, dinamizar e aprofundar a formação oferecida na área no âmbito da pós-graduação, projetando assim a formação do/a Antropólogo/a também como um primeiro nível de formação universitária através da oferta de cursos de graduação.

O curso visa atender uma demanda crescente por profissionais que atuem como “antropólogos/antropólogas” em órgãos públicos (como INCRA, IPHAN, FUNAI, Secretarias de Estado, Ministérios), assim como organizações não-governamentais, instituições educativas, entre outras. Destaca-se a busca crescente por profissionais com formação para reconhecer e atender demandas de grupos específicos, identificar e minorar conflitos envolvendo minorias étnicas, comunidades tradicionais, imigrantes e refugiados, questões de gênero, raciais, ambientais, bem como apoiar manifestações culturais, performáticas e artísticas dessas populações.

Conforme seu Plano Pedagógico, o curso de graduação – Bacharelado em Antropologia da UFSC caracteriza-se por uma forte fundamentação no campo interdisciplinar das Ciências Humanas. Apresentando estrutura curricular flexível, o curso volta-se para as diversas proposições teóricas e metodológicas clássicas e contemporâneas, com vistas a promover sólida e consistente formação para a prática efetiva da pesquisa antropológica em suas várias áreas temáticas. Com complementar articulação ensino-pesquisa, o curso busca assegurar maior organicidade entre teoria e prática, proporcionando forte capacitação teórico-metodológica para definição e desenvolvimento de pesquisas empíricas, orientadas ao conhecimento etnográfico profundo das experiências e dos valores socioculturais dos coletivos humanos.

Busca-se, neste sentido, formar profissionais críticos e responsáveis no trato das questões relativas ao campo da Antropologia, tanto as concernentes às pesquisas quanto aquelas que afetam a formulação e execução de políticas públicas, sejam elas estatais ou de organizações da sociedade civil.

Forma de Acesso ao Curso

Vestibular geral da UFSC, SiSU, transferência interna e externa, retorno de graduado e retorno de aluno-abandono, de acordo com os editais específicos da Instituição.

Sistema de Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem

O sistema de avaliação está baseado no acompanhamento, participação e frequências nas aulas expositivas, na preparação de seminários temáticos, no desempenho nas provas escritas e na plena realização das tarefas previstas nas atividades tutoriais e  nas disciplinas optativas.

Trabalho de Conclusão do Curso  (TCC)

O TCC, trabalho de conclusão de curso, consistirá na elaboração de uma monografia, nos moldes clássicos da Antropologia,  sobre um dos temas nos quais ao longo dos semestres anteriores os alunos tenham se envolvido. Para a elaboração do TCC o aluno terá designado um professor orientador.